Notícias em 31/07 e 01/08/2023

imagem do post do Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 01-08-2023

Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 01-08-2023 – INSA

imagem do post do Relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal – 01-08-2023

01-08-2023

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do Núcleo de Genómica e Bioinformática do seu Departamento de Doenças Infeciosas, disponibiliza o mais recente relatório de situação sobre a diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal. Até à data, foram analisadas 47.679 sequências do genoma do novo coronavírus, obtidas de amostras colhidas em mais de 100 laboratórios, hospitais e instituições, representando 307 concelhos de Portugal.

Segundo o relatório do INSA, a linhagem recombinante XBB (e suas descendentes) tem registado um marcado aumento de circulação desde o início de 2023, tendo-se tornado dominante em Portugal na semana 10 (6 a 12 de março). Na última amostragem, registou uma frequência relativa de 92,8% entre as semanas 27 e 29 (3-23 julho), maioritariamente devido às suas sublinhagens XBB.1.5, XBB.1.9 e XBB.1.16 (e suas descendentes). Destaca-se que a sublinhagem XBB.1.9 (em particular a sua descendente EG.5.1) tem revelado um considerável aumento de frequência em Portugal, representando cerca de 54% das sequências analisadas nas últimas três semanas (semanas 27 a 29).

A linhagem BA.5 da variante Omicron (incluindo as suas múltiplas sublinhagens) foi dominante em Portugal entre a semana 19 de 2022 (9 a 15 de maio) e a semana 7 de 2023 (13 a 19 de fevereiro), sendo que, a partir da semana 44 de 2022 (31 de outubro a 6 de novembro), a sua intensa circulação foi devida sobretudo à sublinhagem BQ.1 (e suas descendentes). Nas últimas semanas, a sua frequência tem sido residual, tendo sido detetada uma sequência nas amostragens das semanas 27 a 29.

Por outro lado, a linhagem BA.2 da variante Omicron, dominante em Portugal entre as semanas 8 (21 a 27 de fevereiro) e 19 (9 a 15 de maio) de 2022, registou um aumento de frequência entre as semanas 51 de 2022 e 3 de 2023, sobretudo devido à circulação da linhagem CH.1.1 (e suas sublinhagens). Desde esse período, a frequência relativa da linhagem BA.2 tem vindo a diminuir, registando 1,3% entre as semanas 27 e 29.

Desde abril de 2020, o INSA tem vindo a desenvolver o “Estudo da diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19) em Portugal”, com o objetivo principal de determinar os perfis mutacionais do SARS-CoV-2 para identificação e monitorização de cadeias de transmissão do novo coronavírus, bem como identificação de novas introduções do vírus em Portugal. Atualmente, esta monitorização contínua assenta em amostragens semanais de amplitude nacional. Os resultados deste trabalho podem ser consultados aqui.


JMJ: DGS monitoriza em tempo real todos os eventos com impacto na saúde pública – DGS

JMJ: DGS monitoriza em tempo real todos os eventos com impacto na saúde pública

A DGS monitoriza em tempo real todos os eventos com impacto na saúde pública, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Esta equipa multidisciplinar reúne todos os dias as várias Unidades Orgânicas da DGS, Pontos Focais das Administrações Regionais de Saúde, e o INSA – Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, com o objetivo de avaliar o risco para a saúde pública.

O Subdiretor-Geral da Saúde, André Peralta-Santos, deseja “bom trabalho, agradecendo a contribuição de todos para uma JMJ saudável e segura”.


Dar sangue faz bem

01/08/2023

O Ministro da Saúde doou sangue no dia de arranque da Jornada Mundial da Juventude

“Dê sangue! Os nossos serviços estão de portas abertas à sua espera”, apelou o Ministro da Saúde no dia 1 de agosto, no Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), em Lisboa.

Manuel Pizarro doou sangue no dia oficial de abertura da Jornada Mundial da Juventude, convidando depois mais pessoas a juntarem-se a este movimento. “Dar sangue faz bem”, salientou o Ministro da Saúde.

Portugal mantém estável a reserva de sangue, mas importa sensibilizar as pessoas para a realização de dádivas regulares, por forma a garantir a manutenção adequada das reservas.

Ser uma pessoa Dadora de Sangue é ter o privilégio de partilhar a nossa saúde com quem precisa. Tire um pouco do seu tempo para ajudar alguém que não conhece. Saiba mais em www.ipst.pt. Para saber onde dar sangue consulte www.dador.pt.


ACSS recebe delegação do Ministério da Saúde italiano

imagem do post do ACSS recebe delegação do Ministério da Saúde italiano

A Administração Central do Sistema de Saúde recebeu, esta sexta-feira, uma delegação da Agenzia Nazionale per i Servizi Sanitaria Regionali (AGENAS) do Ministério da Saúde italiano.

Durante a visita foi apresentado o trabalho realizado pela ACSS, nomeadamente, os programas de financiamento e os processos de contratualização desenvolvidos na área dos Cuidados de Saúde Primários.

A deslocação da delegação italiana a Portugal decorre no âmbito da colaboração interinstitucional internacional promovida pela Direção-Geral da Saúde e teve como objetivo dar a conhecer a organização do Sistema de Saúde Português.

Publicado em 31/7/2023