Relatório N.º 17 da Vacinação Sazonal 2023/2024 – DGS
Entre 29 de setembro e 28 de janeiro de 2024 foram vacinadas 1.931.286 pessoas com o reforço sazonal contra a COVID-19 e 2.444.109 pessoas contra a gripe.
Os dados constam do Relatório N.º 17 da Vacinação Sazonal 2023/2024, publicado semanalmente pela Direção-Geral da Saúde (DGS), em articulação com a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS).
O Relatório da Vacinação Sazonal 2023/2024 de 30 de janeiro de 2024 está disponível aqui:
Medicamentos contendo Pseudoefedrina: Novas medidas para minimizar o risco de efeitos indesejáveis graves – Infarmed
Para: Divulgação geral
Tipo de alerta: med
Contactos
- Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444
30 jan 2024
A leitura desta informação poderá ser complementada com o texto integral constante da Circular Informativa N.º 008/CD/550.20.001 Data: 30/01/2024 em anexo
O Comité de Medicamentos de Uso Humano (CHMP na sigla em inglês), da Agência Europeia de Medicamentos (EMA na sigla em inglês), adotou as recomendações do Comité de Avaliação do Risco em Farmacovigilância (PRAC na sigla em inglês) sobre as novas medidas para minimizar os riscos de síndrome de encefalopatia posterior reversível (SEPR) e síndrome de vasoconstrição cerebral reversível (SVCR) para os medicamentos que contêm pseudoefedrina.
Estas recomendações surgem na sequência de uma análise de todos os dados disponíveis, incluindo dados de segurança pós-comercialização, a qual concluiu que a pseudoefedrina está associada a riscos de SEPR ou SVCR.
Informações para os profissionais de saúde
- Não foram notificados casos fatais de SEPR ou SVCR, e a maioria dos casos resolveu após a interrupção do medicamento e tratamento adequado;
- Os medicamentos contendo pseudoefedrina não devem ser utilizados em doentes com hipertensão arterial grave ou não controlada, com doença renal aguda ou crónica grave ou insuficiência renal, uma vez que estes são fatores de risco para o desenvolvimento de SEPR ou SVCR;
- Os doentes devem ser aconselhados a interromper o tratamento e a procurar assistência médica imediata se desenvolverem sintomas de SEPR ou SVCR, tais como dor de cabeça súbita e intensa ou dor de cabeça tipo trovão, náuseas, vómitos, confusão, convulsões e/ou distúrbios visuais;
- Os riscos de SEPR ou SVCR devem ser considerados juntamente com outros riscos associados aos medicamentos que contêm pseudoefedrina, incluindo acontecimentos cardiovasculares ou isquémicos.
Informação para doentes
- Não tome medicamentos que contenham pseudoefedrina se tiver tensão arterial elevada grave ou não controlada (não tratada ou resistente ao tratamento), doença renal aguda grave (súbita) ou doença crónica renal (de longa duração) ou insuficiência renal, uma vez que estes são fatores de risco para o desenvolvimento de SEPR ou SVCR;
- Pare imediatamente de utilizar medicamentos contendo pseudoefedrina e procure assistência médica urgente se desenvolver sintomas de SEPR ou SVCR, tais como dor de cabeça intensa de início súbito, sensação de enjoo, vómitos, confusão, convulsões e alterações da visão;
- Se tiver dúvidas ou preocupações sobre os seus medicamentos, fale com o seu médico ou farmacêutico.
Programas de Saúde da DGS assinalam Dia Escolar da Não Violência e da Paz
No Dia Escolar da Não Violência e Paz, data instituída a 30 de janeiro para assinalar o falecimento do pacifista indiano Mahatma Ghandi, a Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional de Saúde Escolar, do Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil e do Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida, sensibiliza para a importância de uma educação inclusiva para a paz.
O impacto negativo da violência escolar na saúde, observado em fenómenos como o bullying, necessita de uma sociedade ativa na promoção de valores como a tolerância, o respeito, a solidariedade, a cooperação e a não violência.
A OMS reforça os benefícios a longo prazo da introdução destas temáticas a nível estrutural e transversal nos currículos escolares, incluindo competências para gerir emoções, estabelecer relacionamentos saudáveis, reconhecer precocemente a violência e resolver conflitos através de formas não violentas.
Para mais informações, consulte a Infografia Prevenção da Violência – Pontos-Chave para um currículo escolar, baseada no manual School Based Violence Prevention.
Consulta de Endocrinologia
ULS do Nordeste implementa nova consulta na Unidade Hospitalar de Bragança
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste disponibiliza à população uma nova consulta da especialidade de Endocrinologia, que permite acompanhar, em proximidade, os doentes com patologias relacionadas com o funcionamento do sistema endócrino.
De acordo com a ULS, a consulta de endocrinologia teve início este mês de janeiro e irá realizar-se mensalmente na Unidade Hospitalar de Bragança, tendo em vista o acompanhamento dos utentes próximo da sua área de residência, evitando assim deslocações a Unidades de Saúde fora da região, nomeadamente ao Porto. Esta nova consulta é efetuada pelo médico endocrinologista Jorge Pedro, natural de Bragança, que concilia esta resposta em proximidade com a atividade clínica que exerce no Hospital de S. João, no Porto.
A Endocrinologia é a especialidade médica que estuda o sistema endócrino, composto pelas glândulas responsáveis pela produção de hormonas, que são imprescindíveis para um crescimento, desenvolvimento, reprodução e metabolismo normais.