UNICOM: Infarmed partilhou a sua experiência sobre a aplicação da IDMP

02 abr 2024

Para: Divulgação geral

No âmbito da sua participação no projeto @UNICOM – Up-scaling the global univocal identification of medicines, o Infarmed efetuou uma apresentação de partilha de informação e conhecimento sobre a aplicação das normas ISO para a identificação de medicamentos (ISO IDMP – Identification of Medicinal Products).

A apresentação focou-se na adequação dos procedimentos regulamentares à utilização do SPOR e aplicação da IDMP.

Estas sessões são utilizadas para partilha de conhecimento dentro do grupo de trabalho do UNICOM que o Infarmed integra e que reúne onze autoridades nacionais de medicamento, mas também para o próprio consórcio UNICOM e para fora do próprio projeto UNICOM.

O UNICOM é um projeto financiado pela Comissão Europeia com o qual se pretende impulsionar a implementação da ISO IDMP (Identification of Medicinal Products). Aproximando-se o fim do projeto foi disponibilizado um vídeo sobre os resultados do mesmo:https://youtu.be/_ROLbV2l-DI.


O Autismo: Sabe o que é? – INSA

02-04-2024

Assinala-se a 2 de abril o Dia Mundial da Consciencialização para o Autismo. O autismo é uma condição médica do sistema nervoso central que se manifesta na infância, e que se caracteriza por dificuldades na comunicação e interação social e por comportamentos, interesses ou atividades repetitivos e estereotipados. No entanto, há uma grande variabilidade na apresentação do autismo, razão pela qual se define esta perturbação como espetro do autismo.

Para dar a conhecer algum do trabalho desenvolvido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) no âmbito da Perturbação do Espetro do Autismo e contribuir para a consciencialização sobre esta condição médica, o Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis (DPS) do INSA editou uma brochura sobre o que é o autismo, como se deteta, quais as causas e o que fazer em caso de existir um diagnóstico de autismo.

Os sintomas de autismo estão presentes desde cedo durante o desenvolvimento das crianças, mas, muitas vezes só são valorizados quando determinadas capacidades, como a linguagem, não se desenvolvem no momento esperado. O diagnóstico de autismo é feito por equipas especializadas e baseado na presença de determinadas alterações de desenvolvimento e comportamento. Existem vários instrumentos para a avaliação de crianças com suspeita de autismo que permitem um diagnóstico clínico fiável e sensível.

A perturbação do espetro do autismo abrange um grande número de crianças com problemas de desenvolvimento e comportamento de maior ou menor gravidade. Os estudos mais recentes indicam que os genes são uma parte do problema, mas não explicam todas as situações, nem são sempre o único problema. Os fatores do ambiente podem também influenciar o efeito dos genes. Para saber mais sobre esta condição, consulte a brochura desenvolvida pelo DPS.