Notícias a 23 e 24/07/2024

II Encontro de Saúde Escolar

Boletim Epidemiológico N.º 20 – Atividade Epidémica do Sarampo em Portugal 2024 – DGS

Boletim Epidemiológico N.º 20 - Atividade Epidémica do Sarampo em Portugal 2024

A Direção-Geral de Saúde (DGS) informa que entre 1 de janeiro de 2024 e 21 de julho de 2024 foram confirmados 34 casos de sarampo em Portugal, de um total de 225 casos suspeitos notificados, estando em investigação um caso. Dos casos de sarampo notificados até à data, 190 casos foram descartados.

Em relação ao boletim anterior foram confirmados três novos casos de sarampo na Região de Lisboa e Vale do Tejo, estando a decorrer as medidas de identificação de contactos sem registo de vacinação ou com imunização incompleta, procurando evitar cadeias de transmissão.

No âmbito da atividade de vigilância epidemiológica do sarampo, a DGS salienta a importância da notificação imediata de casos suspeitos na plataforma informática de suporte ao SINAVE, em concordância com o enquadramento legal vigente, garantindo a intervenção atempada na redução de cadeias de transmissão.

A DGS reforça a importância da vacinação de acordo com o Programa Nacional de Vacinação.

Os dados constam do Boletim Epidemiológico N.º 20 – Atividade Epidémica do Sarampo em Portugal 2024, publicado quinzenalmente pela DGS, disponível aqui:


ULSLA lança App MyULSLA

24/07/2024

Nova app gratuita facilita comunicação dos utentes com os serviços hospitalares

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) lançou a nova aplicação (App) MyULSLA, uma ferramenta digital inovadora destinada a melhorar a acessibilidade e a comunicação com os seus utentes.

De acordo com a ULSLA, esta aplicação gratuita oferece uma série de funcionalidades que facilitam a interação dos utentes com os serviços hospitalares de forma simples e confidencial, disponível para smartphone, computador ou tablet. Entre as funcionalidades destacam-se:

  • Receber notificações das próximas consultas.
  • Consultar agendamentos de atos clínicos.
  • Solicitar o cancelamento ou remarcação de consultas e exames.
  • Consultar o histórico dos episódios clínicos.
  • Efetuar pedidos de informação clínica, com possibilidade de envio por email, correio ou em mãos.
  • Aceder a resultados de meios complementares de diagnóstico realizados no hospital.
  • Obter declarações de presença.
  • Consultar as taxas moderadoras em dívida e solicitar a referência multibanco para pagamento.
  • Aceder a notícias e receber questionários de satisfação personalizados.

A aplicação MyULSLA foi desenvolvida com o objetivo de proporcionar maior autonomia, facilidade e rapidez na interação dos utentes com os serviços hospitalares, reduzindo a necessidade de deslocações ou contatos telefónicos. No futuro, a app também incluirá informações relacionadas com as unidades de cuidados de saúde primários e outras funcionalidades adicionais.

Para começar a utilizar a app MyULSLA, basta descarregar a aplicação gratuitamente através do Google Play (para Android), da App Store (para Apple) ou da Web App. Aceda ao link para descarregar a app: https://gtbox.us/ulsla.


DGS e OCDE colaboram para reforçar a cultura de segurança do doente

DGS e OCDE colaboram para reforçar a cultura de segurança do doente

A Direção-Geral da Saúde (DGS) tem vindo a trabalhar, em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) para a implementação de práticas e para a avaliação contínua da cultura de segurança nas unidades de saúde.

Desde 2014, a avaliação da cultura de segurança do doente é realizada em anos pares nos hospitais, com a colaboração da DGS, da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar e da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) e das Comissões de Qualidade e Segurança, que têm um relevante papel na implementação, monitorização e melhoria contínua das práticas de segurança.

A DGS integra um grupo de trabalho da OCDE, composto por Carla Pereira, Chefe de Divisão de Planeamento e Melhoria da Qualidade (DPMQ), Ana Luísa Resendes, da equipa da segurança do doente (DPMQ), e Margarida Eiras, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL). Este grupo é responsável por alinhar as iniciativas nacionais com as melhores práticas internacionais, garantindo que Portugal se mantenha na vanguarda da segurança do doente.

No âmbito do Plano Nacional para a Segurança dos Doentes (PNSD) 2021-2026, foi implementado, em 2023, um estudo piloto para validar a versão portuguesa do questionário “Avaliação da Cultura de Segurança do Doente nos Hospitais” (HSPSC v.2), desenvolvido pela Agency for Healthcare Research and Quality. Este estudo envolveu sete hospitais públicos, selecionados para garantir representatividade geográfica, e os dados recolhidos estão a contribuir significativamente para a definição do Modelo de Cultura de Segurança do Doente.

Os resultados deste estudo foram integrados no relatório da OCDE, publicado a 12 de julho, no Health Working Paper N° 168: “Comparative assessment of patient safety culture performance in OECD countries”. O relatório destacou a proliferação da avaliação da cultura de segurança dos doentes através desta ferramenta, sublinhando a necessidade de uma avaliação contínua e sustentada para melhorar a cultura de segurança nos países da OCDE.

Esta colaboração entre a DGS e a OCDE exemplifica como a cooperação internacional pode impulsionar a melhoria dos sistemas de saúde, assegurando que a segurança do doente seja uma prioridade constante. A equipa da segurança do doente da DGS, juntamente com os especialistas da OCDE, continuam a trabalhar para implementar estratégias eficazes e inovadoras, visando sempre a proteção e o bem-estar dos utentes dos serviços de saúde em Portugal.

Consulte o Relatório da OCDE “Comparative assessment of patient safety culture performance in OECD countries” aqui.


II Encontro de Saúde Escolar – DGS

II Encontro de Saúde Escolar

A Unidade Local de Saúde de Matosinhos organiza, nos dias 24 e 25 de outubro de 2024, o II Encontro de Saúde Escolar, subordinado ao tema “One Health e Escolas Promotoras de Saúde”.

O evento, que decorrerá no Centro Paroquial de Leça da Palmeira, contará com peritos reconhecidos nas áreas em discussão, que contribuirão para uma reflexão conjunta e credível, sobre os desafios e caminhos estratégicos que se perspetivam para a Saúde Escolar, para a Promoção da Saúde, e consequentemente para a sociedade.

No decorrer do Congresso, haverá lugar para a apresentação de posters/comunicações livres, cujos resumos deverão ser submetidos até ao dia 24 de Setembro de 2024

Regulamento para apresentação de pósteres/comunicações

Mais informações e inscrições