Notícias a 29/07/2024

Dia Mundial das Hepatites assinalado com rastreios

Ocorrência de Situação de Fraca Qualidade do Ar: Recomendações da Direção-Geral da Saúde

Ocorrência de Situação de Fraca Qualidade do Ar: Recomendações da Direção-Geral da Saúde

Uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África, que transporta poeiras em suspensão, está prevista atravessar Portugal Continental durante o dia 30 de julho de 2024.

Prevê-se a ocorrência de uma situação de fraca qualidade do ar no Continente, registando-se um aumento das concentrações de partículas inaláveis de origem natural no ar afetando, nomeadamente, as Regiões do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo,  Alentejo e Algarve.

Este poluente (partículas inaláveis – PM10) tem efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, crianças e idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações.

Assim, e enquanto este fenómeno se mantiver, a Direção-Geral da Saúde recomenda:

– a população em geral deve evitar os esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.

– os seguintes grupos de cidadãos, pela sua maior vulnerabilidade aos efeitos deste fenómeno, para além de cumprirem as recomendações para a população em geral, devem, sempre que viável, permanecer no interior dos edifícios e, preferencialmente, com as janelas fechadas: crianças; idosos; doentes com problemas respiratórios crónicos, designadamente asma; doentes do foro cardiovascular.

– os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso.

– em caso de agravamento de sintomas contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou recorrer a um serviço de saúde.

Para informação adicional sobre a qualidade do ar e os valores medidos nas estações de monitorização, pode ser consultada a página da internet da APA ou a App QualAr.


Dia Mundial das Hepatites assinalado com rastreios

Dia Mundial das Hepatites assinalado com rastreios

Com o objetivo de assinalar o Dia Mundial das Hepatites Virais 2024 e reforçar a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento, a Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional para as Hepatites Virais, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, a Liga Portuguesa contra a SIDA, a Associação Ares do Pinhal, a Associação Vitae e a Ecodanusa, organizou uma sessão de testes rápidos de hepatite B, hepatite C, VIH e Sífilis bem como, uma sessão de Elastografia Hepática (Fibroscan®).

A iniciativa, decorreu durante o dia 26 de julho de 2024, no Centro de Alojamento de Emergência Municipal Manutenção Militar.

O Dia Mundial das Hepatites é assinalado todos os anos a 28 de julho, com o objetivo de consciencializar a comunidade mundial sobre as Hepatites, destacando a necessidade de uma resposta global, que envolva as pessoas e as comunidades, parceiros e entidades públicas internacionais.


Dia Mundial das Hepatites: DGS iluminou edifício

Dia Mundial das Hepatites: DGS iluminou edifício

A Direção-Geral da Saúde (DGS) assinalou o Dia Mundial das Hepatites (28 de julho), iluminando o seu edifício em Lisboa a cor amarela, reafirmando assim o seu compromisso na luta contra as Hepatites Virais e estigma associado, reforçando a prevenção, o diagnóstico e o tratamento, de modo a atingir as metas estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde.

O Dia Mundial das Hepatites é assinalado todos os com o objetivo de consciencializar a comunidade mundial sobre as Hepatites, destacando a necessidade de uma resposta global, que envolva as pessoas e as comunidades, parceiros e entidades públicas internacionais.

Esta iniciativa, que constitui uma oportunidade para reforçar a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento, é assinalado no dia de aniversário do Dr. Baruch Blumberg, vencedor do Prémio Nobel da Medicina pela descoberta do vírus da hepatite B, e posterior desenvolvimento do teste diagnóstico e vacina para o vírus.

Em 2024, sob o tema “É tempo de ação!” da World Hepatitis Aliance, a comemoração deste Dia é um convite para que a população seja alertada para o problema das hepatites e tem como objetivo unir a comunidade global para a tomada de decisão e implementação de ações efetivas e necessárias que priorizem a eliminação das hepatites.

Outros municípios juntaram-se, igualmente, à iniciativa os municípios de Lisboa, Almada, Amadora (Edifício dos Paços do Concelho e da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos), Cascais (Edifício do Paços do Concelho), Odivelas (Monumento Cruzeiro) e Sintra (Castelo dos Mouros).


Novo bloco de partos da MAC

29/07/2024

A Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, inaugurou o novo bloco de partos da Maternidade Alfredo da Costa

A Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, inaugurou o novo bloco de partos da Maternidade Alfredo da Costa (MAC), uma obra orçada em mais de dois milhões de euros e que vai permitir aumentar a capacidade de resposta médica em daquela que é a maternidade mais antiga do País.

Para a Ministra da Saúde esta requalificação é um compromisso assumido de “proporcionar às mães e aos bebés um serviço de excelência”, mais seguro, inovador e humano.

Na sua intervenção na cerimónia, a ministra reiterou a prioridade que o Governo atribui à saúde e especial ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), falou da importância do plano de emergência para o setor, que “simboliza a determinação” do executivo em melhorar o SNS e reconheceu que é preciso investir nas carreiras dos médicos e outros profissionais de saúde, mostrando-se confiante que será possível chegar a um entendimento nas negociações em curso.

O novo serviço de urgência da MAC conta com 11 quartos de parto e um de relaxamento. Em cada quarto, as parturientes têm ao seu dispor as novas técnicas de relaxamento, das bolas de pilates até uma banheira. A sala de exames de diagnóstico passou de dois para cinco equipamentos de CTG (Cardiotocografia). Passou a haver uma sala de emergência para grávidas em estado crítico e três camas no SO. Os gabinetes médicos passaram de dois três e as salas de espera, quer para obstetrícia quer para a ginecologia, também foram aumentadas.

A MAC prevê até ao final do ano ter cerca de 4000 partos.