Reforço da terapêutica para a doença dos pezinhos – Infarmed

19 out 2024

O medicamento Amvuttra (vutrisiran) obteve autorização de financiamento no tratamento de amiloidose hereditária mediada por transtirretina (amiloidose ATTRh), mais conhecida por doença dos pezinhos, em doentes adultos com polineuropatia de estádio 1 ou estádio 2, nos doentes acompanhados no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Após obter a Autorização de Introdução no Mercado em setembro de 2022, o financiamento deste medicamento foi submetido em fevereiro de 2023, já se encontrando disponível no SNS através de um Plano de Acesso Precoce desde 05/04/2023. Para além de alargar o arsenal terapêutico para esta doença, traz também algumas vantagens como a administração subcutânea em alternativa à perfusão, tendo uma administração trimestral, o que aumenta largamente a periodicidade do tratamento em relação a outras opções terapêuticas (de 3 semanas e de base diária).

Em Portugal estima-se que existam cerca de 1800 doentes com este tipo de polineuropatia.

O relatório público desta avaliação está disponível na base de dados de medicamentos – Infomed, na página do respetivo medicamento, bem como na página do Infarmed dedicada às decisões de financiamento.


Disponíveis relatórios de monitorização do mercado de medicamentos em meio ambulatório e hospitalar (referentes a agosto de 2024)

18 out 2024

Encontram-se disponibilizados no site do Infarmed os relatórios de monitorização do mercado de medicamentos em meio ambulatório e hospitalar referentes a agosto de 2024 na área Monitorização do mercado.

Destaca-se o aumento da acessibilidade ao medicamento, com mais 4,3% de embalagens dispensadas em farmácia comunitária, num total de 127,5 milhões de embalagens. Também ao nível das Unidades Locais de Saúde e Institutos Portugueses de Oncologia, o número de unidades consumidas apresenta uma tendência de crescimento, com mais 12,4% até agosto de 2024.

A tendência de aumento da quota de utilização de medicamentos genéricos em meio ambulatório atingiu um novo máximo de 52,1%, em unidades dispensadas nas farmácias comunitárias. Os medicamentos anticoagulantes foram a classe de medicamentos com maior contributo neste aumento.

A utilização de medicamentos biossimilares em meio hospitalar continua a aumentar, tendo atingindo os 78,3% nos primeiros oito meses de 2024, o valor mais elevado registado em 2024. As substâncias ativas Filgrastim, Infliximab e Bevacizumab mantêm-se no top 3, ao atingirem quotas de utilização superiores a 90%.

Pode também consultar os relatórios referidos, bem como os de julho, em anexo.