Relatório N.º 13 da Vacinação Sazonal 2024/2025 – DGS
Entre 20 de setembro de 2024 e 15 de dezembro de 2024 foram vacinadas 1.484.941 pessoas com o reforço sazonal contra a COVID-19 e 2.246.954 pessoas contra a Gripe.
Os dados constam do Relatório N.º 13 da Vacinação Sazonal 2024/2025, publicado semanalmente pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
O Relatório da Vacinação Sazonal 2024/2025 de 17 de dezembro de 2024 está disponível aqui:
Ocorrência de Situação de Fraca Qualidade do Ar: Recomendações da DGS
Uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África, que transporta poeiras em suspensão, está prevista atravessar Portugal Continental durante o dia 18 de dezembro de 2024.
Prevê-se a ocorrência de uma situação de fraca qualidade do ar no Continente, registando-se um aumento das concentrações de partículas inaláveis de origem natural no ar afetando, nomeadamente, as Regiões do Alentejo, Algarve e interior da Região Centro.
Este poluente (partículas inaláveis – PM10) tem efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, crianças e idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações.
Assim, e enquanto este fenómeno se mantiver, a Direção-Geral da Saúde recomenda:
– a população em geral deve evitar os esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.
– os seguintes grupos de cidadãos, pela sua maior vulnerabilidade aos efeitos deste fenómeno, para além de cumprirem as recomendações para a população em geral, devem, sempre que viável, permanecer no interior dos edifícios e, preferencialmente, com as janelas fechadas: crianças; idosos; doentes com problemas respiratórios crónicos, designadamente asma; doentes do foro cardiovascular.
– os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso.
– em caso de agravamento de sintomas contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou recorrer a um serviço de saúde.
Para informação adicional sobre a qualidade do ar e os valores medidos nas estações de monitorização, pode ser consultada a página da internet da APA ou a App QualAr.
Aviso n.º 28232/2024/2 – Diário da República n.º 243/2024, Série II de 2024-12-16
Saúde – INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I. P.
Autoriza à HPRD: Health Products Research and Development, L.da, o fornecimento de substâncias estupefacientes, psicotrópicas e seus preparados para fins específicos envolvendo a planta de canábis e seus derivados.
Aviso n.º 28233/2024/2 – Diário da República n.º 243/2024, Série II de 2024-12-16
Saúde – INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I. P.
Autoriza a Laborspirit, L.da, a comercializar por grosso e importar substâncias estupefacientes, psicotrópicas e seus preparados.
Aviso n.º 28234/2024/2 – Diário da República n.º 243/2024, Série II de 2024-12-16
Saúde – INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I. P.
Revoga à Bluepharma Genéricos ― Comércio de Medicamentos, S. A. as autorizações para comercializar por grosso, importar e exportar substâncias estupefacientes, psicotrópicas e seus preparados.
Aviso n.º 28235/2024/2 – Diário da República n.º 243/2024, Série II de 2024-12-16
Saúde – INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I. P.
Autoriza a SUCH ― Serviço de Utilização Comum dos Hospitais, a comercializar por grosso e trânsito de substâncias estupefacientes, psicotrópicas e seus preparados.
Aviso n.º 28236/2024/2 – Diário da República n.º 243/2024, Série II de 2024-12-16
Saúde – INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I. P.
Autoriza à Universidade de Coimbra o fornecimento de substâncias estupefacientes, psicotrópicas e seus preparados, para fins de investigação ou ensino.
Vacinação gratuita contra a gripe e COVID-19: alargamento aos 50-59 anos
A vacinação sazonal de outono-inverno 2024-2025 contra a gripe e contra a COVID-19 vai ser alargada à população entre os 50-59 anos, a partir de 17 de dezembro de 2024, de acordo com a atualização das Normas 07/2024 e 08/2024, respetivamente.
O alargamento da vacinação sazonal, gratuita, à faixa etária 50-59 anos, acontece face à evolução da atual campanha de vacinação e à disponibilidade de vacinas.
Os indivíduos entre os 50 e os 59 anos podem agendar a partir de 17 de dezembro de 2024 a vacinação contra a gripe e contra a COVID-19, numa unidade de saúde do Serviço Nacional de Saúde ou nas farmácias comunitárias aderentes. A fim de otimizar a proteção individual e coletiva, o agendamento deve ser feito preferencialmente ainda antes do período festivo do Natal e do Ano Novo.
A promoção da vacinação das pessoas com 60 ou mais anos de idade, das pessoas com comorbilidades, dos profissionais de saúde e demais grupos de risco, mantém-se como prioridade.
Com a aproximação do inverno, o período de maior circulação de vírus respiratórios, a Direção-Geral da Saúde apela a todos os grupos elegíveis para que não deixem de se vacinar, protegendo-se e às outras pessoas, sobretudo com a aproximação das festividades de Natal, momentos de reunião familiar e com amigos.
A DGS apela a todas as pessoas elegíveis que se vacinem, assegurando assim a máxima proteção contra as formas graves destas duas doenças e a mortalidade associada.
Mais informação disponível aqui.
Publicada norma portuguesa sobre inventariação de amianto e materiais contendo amianto – INSA
17-12-2024
A norma portuguesa sobre inventariação de amianto e materiais contendo amianto (NP 4593) foi publicada, dia 16 de dezembro, pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ). Esta norma surge na sequência do trabalho desenvolvido pela Comissão Técnica de Normalização (CT) 214 – Amianto, cuja presidência é assegurada pela representante da Unidade de Ar e Saúde Ocupacional do Departamento de Saúde Ambiental do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
A CT 214 foi criada em 2019, sob coordenação do IPQ, com o objetivo de estabelecer normas portuguesas no domínio da inventariação, diagnóstico, avaliação do risco, remoção, avaliação de exposição e descontaminação de edifícios, instalações e equipamentos com materiais contendo amianto. Esta comissão técnica encontra-se, presentemente, a desenvolver outras normas, nomeadamente na área da Remoção, descontaminação e gestão de resíduos, Amostragem de ar e Formação e qualificação de trabalhadores, que visam a uniformização das metodologias de trabalho na área.
A utilização e a comercialização do amianto estão proibidas desde 2005 em Portugal através de legislação específica. Atualmente, o risco de exposição a fibras de amianto está diretamente ligado com os trabalhadores envolvidos nas atividades relacionadas com amianto ou materiais com amianto (MCA), mas também com todos aqueles que, inesperadamente, possam estar expostos sem conhecimento ou formação adequada, especialmente em tarefas de alteração, de ampliação e conservação em edifícios, instalações, equipamentos, solo, entre outros.
Por este motivo, é necessário proceder-se à inventariação e registo de todos os MCA, prioritariamente em edifícios, instalações e equipamentos construídos, ou aplicados, em anos anteriores a 2005, de modo que os seus proprietários possam tomar as medidas necessárias assegurando a segurança e saúde de todos os intervenientes. A NP 4593 estabelece assim um sistema para o inventariação e gestão dos MCA, fornecendo orientações aos responsáveis por edifícios, infraestruturas, instalações, equipamentos, solos, aeronaves, carruagens de comboios, navios ou outros veículos, bem como a técnicos habilitados para a execução de atividades de inventariação e gestão do risco e quaisquer outros envolvidos.
A CT é um órgão técnico do IPQ que visa a elaboração de documentos normativos e a emissão de pareceres normativos, em determinados domínios, no qual podem participar abertamente, de forma voluntária e não remunerada, as entidades interessadas nas matérias em causa, traduzindo, tanto quanto possível, uma representação equilibrada dos interesses socioeconómicos abrangidos pelo seu âmbito de atividade, para que os documentos normativos possam representar um consenso alargado, ser aceites pelo mercado e efetivamente implementados. O IPQ é o organismo nacional de normalização e a instituição nacional de metrologia, coordenando o Sistema Português da Qualidade (SPQ) e outros sistemas de qualificação regulamentar que lhe forem conferidos por lei.
DGS, AICIB e LPCC atribuem mais de 200 mil euros para financiar projetos em IC&IB, na 2.ª edição do Concurso NCH-PT
O National Cancer Hub-PT (NCH-PT), uma iniciativa coordenada pela Direção-Geral da Saúde (DGS) através do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas (PNDO) e pela Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), lança a segunda edição do concurso para financiamento de projetos de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (IC&IB) na área do cancro. Esta edição conta com a participação da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) que se associa agora à AICIB e ao PNDO/DGS, no sentido de unir esforços na luta contra o cancro em Portugal.
Cumprindo a sua missão de estimular e reforçar a luta contra o cancro em Portugal, esta segunda edição do concurso NCH-PT contará com mais do dobro do orçamento da primeira edição, com um financiamento total no valor de 215 000 €. O período de apresentação de candidaturas irá decorrer entre 06 de janeiro e 06 de março de 2025.
O regulamento do concurso será disponibilizado em breve nas páginas da DGS, AICIB e LPCC, e divulgado nas plataformas digitais oficiais das entidades financiadoras do concurso. Tal como na edição anterior são elegíveis projetos nas áreas da prevenção primária, deteção precoce, diagnóstico e tratamento, sobreviventes e qualidade de vida e áreas transversais (cancro pediátrico, informação em saúde, investigação e desenvolvimento).
Plataforma Europeia permite melhor monitorização de disponibilidade de medicamentos na UE – Infarmed
17 dez 2024
A Plataforma Europeia de Monitorização de Ruturas (ESMP, na sigla em inglês) entrou em funcionamento com um conjunto principal de funcionalidades. Nesta primeira versão da ESMP, os titulares de autorização de introdução no mercado (AIM) podem agora submeter dados para reportar ruturas de medicamentos autorizados centralmente. Este lançamento marca o início de um período de transição que terminará a 2 de fevereiro de 2025, altura em que o uso da plataforma se tornará obrigatório.
O lançamento da ESMP é uma importante medida para monitorizar e mitigar as ruturas de medicamentos, garantindo que estes estão disponíveis para todos os cidadãos de que deles necessitem. A plataforma irá centralizar e automatizar a recolha de dados sobre ruturas de medicamentos, proporcionando às autoridades reguladoras, como o INFARMED, acesso em tempo real a informações com potencial para melhorar a prevenção, monitorização e gestão de ruturas de medicamentos em toda a União Europeia e no Espaço Económico Europeu (EEE).
O INFARMED encontrou-se envolvido no desenvolvimento desta ferramenta nas suas diversas etapas, contribuindo para o alcance dos objetivos estabelecidos. Em breve, serão partilhadas informações adicionais sobre os próximos desenvolvimentos.
Mais informações sobre a ESMP no comunicado divulgado pela Agência Europeia de Medicamentos.
16.ª Reunião Anual PortFIR: Livro de Resumos – INSA
16-12-2024
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), através do Departamento de Alimentação e Nutrição, disponibiliza o livro de resumos da 16.ª Reunião Anual PortFIR – Plataforma de Informação Alimentar, que decorreu nos dias 17 e 18 de outubro, no auditório do INSA em Lisboa, subordinada ao tema “Sistemas Alimentares, Solo, Composição dos Alimentos e Saúde”. A publicação apresenta as comunicações e abstracts/posters submetidos, bem como os resultados da avaliação ao grau de satisfação dos participantes no evento.
O documento agora disponibilizado pelo DAN inclui também os links de acesso à gravação da 16.ª Reunião Anual PortFIR e algumas fotos do evento, que decorreu no formato híbrido e contou com a presença, física e online, através da plataforma ZOOM, de mais de 550 participantes, além de um número significativo de participantes através do canal de YouTube do INSA.
A iniciativa teve como objetivos apresentar e discutir os sistemas alimentares atuais e o seu impacto na saúde humana e planetária, assim como abordar estratégias, projetos e iniciativas que visem a transição para práticas de produção e de consumo sustentáveis, a alimentação saudável, a redução da pegada de carbono e o combate às alterações climáticas. O evento pretendeu ainda refletir sobre as necessidades de investigação e de produção de conhecimento científico que fundamente o impacto de diferentes formas de produção no solo, no clima, na composição dos alimentos e na saúde.
Criado em 2009 pelo INSA, em parceria com a GS1 Portugal, o PortFIR visa implementar redes nacionais de conhecimento e partilha de dados nas áreas da nutrição e segurança alimentar, otimizando a utilização de recursos e criando um sistema para atualização e manutenção sustentável de bases de dados nacionais e de qualidade reconhecida sobre composição de alimentos, contaminação de alimentos e consumos alimentares. Inclui, na área da composição de alimentos, a Tabela de Composição de Alimentos portuguesa. Para aceder ao resumo da 15.ª Reunião Anual PortFIR, clique aqui.
Infarmed Newsletter
16 dez 2024
Aceda à nova edição da Infarmed Newsletter, Nº 258
Newsletter “Notícias Regulamentares de Medicamentos” | 4º trimestre de 2024 – Infarmed
17 dez 2024
Já se encontra disponível a newsletter “Notícias Regulamentares de Medicamentos” referente ao 4º trimestre de 2024