Relatório de Situação nº 567 | 20/09/2021
Infeção por novo coronavírus (COVID-19) em PORTUGAL – Relatório de Situação
Consulte as listas de laboratórios e farmácias que realizam testes rápidos antigénio comparticipados – Infarmed
20 set 2021
A área Testes COVID-19 disponibiliza, a par da lista de farmácias de oficina, a lista de laboratórios e postos de colheita que realizam testes rápidos antigénio (TRAg) de uso profissional comparticipados.
Estas listas estão em constante atualização e nelas pode pesquisar as farmácias e laboratórios na sua localidade.
Adicionalmente, pode também recorrer ao mapa interativo que os localiza via georeferenciação.
Número de casos de Covid-19
Portugal é décimo país da UE com menos novos casos diários
Portugal é o décimo país da União Europeia (UE) com menos novos casos diários (90) de infeção por SARS-CoV-2 por milhão de habitantes na última semana, de acordo com o site estatístico Our World in Data.
Com 502 casos diários, a Eslovénia é o Estado-Membro com a maior média neste indicador, seguida da Lituânia (397), Estónia (330), Croácia (282) e Letónia (257).
A média na UE de novos casos diários por milhão de habitantes está em 108 e a mundial situa-se em 68. No resto do mundo, entre os países com mais de um milhão de habitantes, a Sérvia está com a média diária de novos casos mais elevada (1.020), seguindo-se a República Dominicana (946), Israel (908) e Mongólia (867).
Em termos de média de mortes diárias atribuídas à Covid-19, Portugal é o 17.º país da UE, com 0,6 mortes por milhão de habitantes nos últimos sete dias.
Com 10,4 novas mortes por dia, a Bulgária é o Estado-Membro na posição cimeira deste indicador, seguida da Lituânia (5,5), Grécia (4) e Roménia (3,9).
Neste indicador, a média diária da UE está em 1,23 e a mundial em 1,1. Globalmente, a média diária de novas mortes mais elevada verifica-se nas Bahamas (18,3), Macedónia do Norte (13,7), Geórgia (12,7), Malásia (11,9).
Vacinação contra a Covid-19
Cerca de 8,13 milhões de pessoas com vacinação completa em Portugal
Cerca de 8,13 milhões de pessoas em Portugal tinham vacinação completa contra a Covid-19, segundo os dados divulgados pela Task Force para o Plano de Vacinação, referentes às 18 horas de sábado, dia 18 de setembro.
No que respeita a pessoas com pelo menos uma dose, estavam contabilizados 8,49 milhões e o total de inoculações ascendia a 15 milhões.
Até à data, foram realizadas mais de 74 mil inoculações, das quais cerca de 55 mil foram segundas doses a utentes com idades entre os 12 e os 17 anos, segundo dados da Task Force que coordena o processo de vacinação.
Acompanhamento da grávida
Grávidas da ULS da Guarda voltam a ter direito a acompanhante
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda volta a permitir que as grávidas tenham um acompanhante durante a vigilância pré-natal e no parto. Desde o dia 16 de setembro, e após verificação de procedimentos seguros para entrada dos acompanhantes com realização dos testes PCR, passa a ser novamente permitido o acompanhamento da Grávida durante a vigilância pré-natal e no parto nesta Unidade Local de Saúde.
Assim, é permitido o acompanhamento nas consultas externas de vigilância pré-natal e nos exames ecográficos, desde que o acompanhante cumpra as regras da etiqueta respiratória e higienização das mãos. Durante o espaço temporal que ali permanecer, é imprescindível a colocação de máscara, medição da temperatura corporal à entrada na área da Consulta Externa, bem como desinfeção das mãos.
Deve ainda fazer-se acompanhar de um teste molecular SARS-COV-2 com resultado negativo, efetuado nas 72 horas anteriores ao internamento. Nos casos em que não seja possível programar o teste, deve ser realizado um teste laboratorial para SARS-Cov2 no momento do internamento.
Para garantir a segurança de todos é recomendado o acompanhamento pela mesma pessoa, cumprindo as regras de higienização de mãos, distanciamento físico e utilização de máscara durante o tempo que permanecer no serviço, evitando contactos com outros doentes internados, bem como limitar ao máximo as entradas e saídas do acompanhante.
Para saber mais, consulte:
ULS Guarda – http://www.ulsguarda.min-saude.pt/
Literacia em Saúde
OMS destaca projeto nacional na resposta à Covid-19
O projeto dos microinfluenciadores sociais para a resposta à Covid-19, desenvolvido pela Direção-Geral da Saúde (DGS), esteve em destaque como uma boa prática no evento paralelo sobre a importância da Literacia em Saúde no contexto das perceções comportamentais e culturais promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Neste evento, em que Portugal foi um dos países anfitriões, juntamente com a OMS Europa, Áustria e Federação Russa, foi apresentado este novo projeto de informação personalizada para a comunidade, que conta com mais de 5000 microinfluenciadores, os chamados «Agentes de Saúde Pública».
Estes microinfluenciadores, que foram formados pela DGS, transmitem aos seus seguidores informações provenientes de uma fonte segura e fornecem feedback às autoridades nacionais de saúde sobre o modo como as informações e restrições estão a ser percebidas nas comunidades locais, bem como da ocorrência de eventuais situações de desinformação.
Para saber mais, consulte:
DGS > Destaques