Medicamentos e calor – Infarmed
07 ago 2023
A exposição dos medicamentos a temperaturas elevadas por períodos de tempo prolongados pode alterar as suas propriedades, pelo que alguns requerem precauções particulares de armazenamento e conservação.
Como é que os medicamentos podem interferir na reação do organismo ao calor?
O que fazer em caso de ocorrência de uma onda de calor?
Como transportar os medicamentos em dias de muito calor?
Pode encontrar resposta a estas e a outras perguntas no site do Infarmed.
Novo Serviço das Consultas Externas e Exames de Gastrenterologia
Unidade de Abrantes do Centro Hospitalar do Médio Tejo tem novas instalações
Entrou em funcionamento esta segunda-feira, dia 8 de agosto, o novo Serviço das “Consultas Externas e Exames de Gastrenterologia” da Unidade de Abrantes do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), após profundas obras de renovação, orçadas em 1,8 milhões de euros.
De acordo com o CHMT, o novo espaço espaço está dotado de modernas instalações e equipamentos que oferecem condições técnicas e de conforto otimizadas para os profissionais de saúde e para os utentes do Médio Tejo.
O novo Serviço das “Consultas Externas e Exames de Gastrenterologia” da Unidade Abrantes é constituído por doze gabinetes de consulta, duas salas de tratamentos e três salas de exames de Gastroenterologia. Está ainda dotado de uma sala cirúrgica, recobro e hospital de dia, bem como, zonas de apoio necessárias a este tipo de serviço.
Para saber mais, consulte:
SNS 24 com orçamento de 55 milhões de euros até 2027
Governo reforça verbas para desenvolvimento de novas respostas aos utentes e gestão da operação do Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde
O Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde – SNS 24 vai ter um orçamento de 55,1 milhões de euros até 2027, para gestão da operação corrente e criação de novas respostas de saúde para os utentes. O Governo reforça desta forma as condições de atividade deste serviço central do Serviço Nacional de Saúde, reconhecendo a sua importância na resposta à população, não só como porta de entrada e referenciação dos utentes no SNS, mas também como instrumento de massificação das respostas de telessaúde, que permitem responder com mais equidade e eficiência às necessidades dos cidadãos.
A Portaria de Extensão de Encargos do Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde, assinada pela Secretária de Estado do Orçamento, Sofia Batalha, e pelo Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, foi publicada hoje em Diário da República. Com a publicação deste diploma, a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E.P.E. – SPMS, entidade responsável pela gestão do SNS 24, fica autorizada a assumir um encargo plurianual até ao montante de 55 146 250,00 EUR, a que acresce IVA à taxa legal em vigor, referente aos serviços para desenvolvimento tecnológico, implementação e gestão da operação do Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde, denominado como SNS 24.
No diploma, o Governo considera que o novo caderno de encargos do SNS 24 é um pilar fundamental para suportar, estratégica e financeiramente, o desenvolvimento de serviços inovadores e estruturantes, nomeadamente a implementação de teleconsultas médicas centralizadas, a referenciação dos utentes não urgentes para o nível de cuidados mais adequado e o reforço das repostas de telemonitorização de pessoas que vivem com doenças crónicas, entre outros. Estes serviços encontram-se já em desenvolvimento, tendo sido criada, em março deste ano, a Unidade Central de Prestação de Cuidados de TeleSaúde (UCeT), que funciona no Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS) da SPMS.
O SNS 24 conta atualmente com quatro canais – Portal SNS 24, Linha telefónica, App SNS 24 e Balcão SNS 24, sendo hoje uma marca reconhecida por todos os utentes e com crescente utilização. Tendo sido recentemente celebrado o sexto aniversário do SNS 24, a 24 de julho, o Ministério da Saúde renova a aposta neste serviço e agradece todo o empenho dos seus responsáveis e trabalhadores, com votos de uma resposta cada vez mais próxima dos utentes.
Para saber mais:
Portaria n.º 419/2023
Finanças e Saúde – Gabinetes da Secretária de Estado do Orçamento e do Secretário de Estado da Saúde
Autoriza a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E. P. E., a assumir um encargo plurianual referente aos serviços para desenvolvimento tecnológico, implementação e gestão da operação do Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde, denominado como SNS 24
CHBV recebe certificação
Gestão da conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar
O Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) recebeu a Certificação NP 4552: 2022, uma norma que certifica a Gestão da Conciliação Entre a Vida Profissional, Pessoal e Familiar nas Atividades de Prestação de Serviços de Cuidados de Saúde à Comunidade e Outras Partes Interessadas.
Este processo de certificação é financiado através do Programa Conciliar +, um projeto com financiamento comunitário – SAMA 2020 (Fundo Social Europeu), cujo principal objetivo passa por dar cumprimento à Diretiva (EU)2019/1158, do Parlamento Europeu, que reflete a necessidade de caminhar para a igualdade e conciliação com o objetivo de incentivar uma partilha de responsabilidades mais equilibrada entre a carreira profissional e a vida pessoal e familiar, sendo esta um fator diferenciador de produtividade e bem-estar dos profissionais, o que, em conjunto com práticas de smart governance, pretende modernizar a administração pública europeia.
Webinar sobre “Orçamentar com perspetiva de género — Anexo IX-A” – ACSS
A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, em conjunto com a Direção Geral do Orçamento, vão realizar um webinar dedicado ao tema “Orçamentar com perspetiva de género — Anexo IX-A”, a decorrer no próximo dia 10 de agosto, das 10h às 11h.
Esta sessão tem como objetivo dar a conhecer às entidades envolvidas no processo orçamental, as alterações relativas à igualdade entre mulheres e homens, assim como esclarecer eventuais dúvidas, nomeadamente, quanto às regras de preenchimento do Formulário Anexo IX-A do Orçamento do Estado para 2024.
O compromisso político de formulação de orçamentos com impacto de género foi assumido pela primeira vez em 2018, na Lei do Orçamento do Estado, com a aplicação da Lei n.º 4/2018, de 9 de fevereiro, permitindo aumentar a participação das mulheres no processo de decisões políticas e orçamental, promover uma maior consultoria e participação pública na preparação e execução do processo orçamental e incrementar a responsabilização dos governos quanto a compromisso sobre igualdade.
As entidades que tenham interesse em participar devem fazer a sua inscrição aqui, até ao dia 8 de agosto.
Publicado em 7/8/2023