Notícias a 30 e 31/07/2024

Circular Informativa n.º 13/2024
Calendário do Orçamento de Estado para 2025 |Atualização


ULS Algarve implementa técnica inovadora de implantação de pacemakers sem elétrodos

31/07/2024

Serviço de Cardiologia realiza com sucesso primeiras intervenções em dois doentes

O Serviço de Cardiologia da Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve deu início a uma técnica inovadora de implantação de pacemakers sem elétrodos, tendo realizado com sucesso as primeiras intervenções em dois doentes, sem complicações.

De acordo com a equipa médica, “as vantagens desta técnica, em comparação com o pacemaker convencional, permite preservar acessos vasculares, a implantação de pacemaker em doentes sem acessos vasculares e evitar as complicações associadas à presença de eletrocateter intravascular e intracardíaco e gerador subcutâneo”.

A intervenção foi realizada pelos médicos Hugo Costa, Pedro Carmo e Rui Candeias, com o apoio das enfermeiras Rosete Dias e Elisabete Landeira, e das técnicas Andreia Neves e Marta Arsénio. Profissionais da empresa fornecedora dos equipamentos também participaram no procedimento, garantindo o sucesso da técnica.


ULSLO assinalou 10 anos do Hospital das Artes

30/07/2024

Inauguração do Mural Marinheiros da Esperança destaca a importância da humanização dos cuidados de saúde, arte e sensibilização para a proteção dos oceanos

A Unidade Local de Saúde de Lisboa Ocidental (ULSLO) celebrou, no dia 24 de julho, o 10.º aniversário do Hospital das Artes. A cerimónia no Hospital de São Francisco Xavier incluiu a inauguração do primeiro mural do projeto Marinheiros da Esperança, focado na humanização dos cuidados de saúde, arte e sensibilização para a proteção dos oceanos.

O evento contou com a presença de várias personalidades, como o Chefe do Estado Maior da Armada, Almirante Gouveia e Melo, o coordenador da Comissão para a Humanização dos Cuidados de Saúde no SNS, Fernando Regateiro, o fundador do Hospital das Artes, Luís Campos, o diretor do MAAT, João Pinharanda e o Presidente do Comité Português para a Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO, Luís Pinheiro de Menezes.

Durante a sessão, Luís Campos destacou os benefícios da arte no ambiente hospitalar, mencionando que “a música no recobro diminui a toma de analgésicos”. A celebração incluiu também uma atuação musical de um coro formado por profissionais da ULSLO e a inauguração do mural criado pelo ilustrador Jaime Ferraz, junto à ala pediátrica.

Fernando Regateiro encerrou a sessão, parabenizando a ULSLO pelo projeto e afirmando que a humanização dos cuidados de saúde é essencial para a qualidade e sustentabilidade do SNS.

O momento final da cerimónia contou com a inauguração do mural Marinheiros da Esperança, uma obra do ilustrador Jaime Ferraz, junto à ala pediátrica. Madalena Tuna, diretora do Serviço de Pediatria, Jaime Ferraz e o Almirante Gouveia e Melo, homenagearam os profissionais de saúde. “Olhando para este painel vejo a esperança, tanto dos pacientes quanto dos profissionais que os tratam,” destacou o Almirante.


ULS da Região de Leiria dispõe de Unidade de Patologia do Joelho

30/07/2024

Nova unidade promove a diferenciação de procedimentos e a subespecialização da equipa médica

A Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL) já dispõe de uma Unidade de Patologia do Joelho, que visa melhorar a qualidade dos cuidados prestados nesta patologia, promovendo a diferenciação de procedimentos realizados na área anatómica do joelho, assim como concentrar casos e aprofundar a subespecialização da equipa médica, com o aumento da produtividade pela utilização preferencial da cirurgia de ambulatório e a respetiva redução do tempo de internamento.

De acordo com a ULSRL, a criação desta Unidade preconiza a abertura de uma consulta externa dedicada à patologia do joelho, nomeadamente no Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, e no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO). «No âmbito da atividade cirúrgica, pretendemos manter a atividade em regime de ambulatório para procedimentos de menor complexidade e iniciar a realização de reconstruções ligamentares simples, deixando o bloco operatório central para os procedimentos mais complexos», explica Luís Machado, médico ortopedista do Serviço de Ortopedia II e coordenador da Unidade de Patologia do Joelho da ULSRL.

Outra das finalidades da equipa é realizar formação contínua para os seus membros, ao nível interno e externo, com a frequência de cursos, a participação científica em congressos e parcerias entre instituições. «A nossa equipa não pretende ficar fechada em si mesma, mas apostar na colaboração com outros serviços, como a Anestesiologia, a Medicina Física e Reabilitação, a Unidade de Hospitalização Domiciliária, com as unidades de Cuidados de Saúde Primários e com outros hospitais e entidades externas. No que toca à formação de outros profissionais já este ano vamos receber vários visitantes, nomeadamente um colega belga, um holandês e um indiano por períodos de tempo que vão até um mês», destaca Luís Machado.


Obesidade infantil: DGS reúne no âmbito da Joint Action Health4EUkids

Obesidade infantil: DGS reúne no âmbito da Joint Action Health4EUkids

A Direção-Geral da Saúde (DGS) reuniu-se, no dia 25 de julho de 2024, com a Câmara Municipal de Alter do Chão, a Câmara Municipal de Portalegre e a Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo, no âmbito da EU Joint Action Health4EUkids, com objetivo de implementar projetos-piloto no âmbito da promoção da saúde e prevenção da obesidade infantil a nível europeu.

Com esta reunião de trabalho pretendeu-se enquadrar a colaboração entre as várias instituições e definir as linhas de orientação futura.

O projeto da EU Joint Action Health4EUkids, que conta com a ação conjunta de 12 países da União Europeia, visa a transferência de conhecimento, a cooperação entre os Estados-Membros, o desenvolvimento de políticas e a promoção de estilos de vida saudável em famílias e comunidades.


Ministra da Saúde e Ministro da Educação reúnem com Conselho das Escolas Médicas Portuguesas

30/07/2024

Encontro teve como objetivo discutir vários temas ligados ao ensino da Medicina em Portugal

A Ministra da Saúde, Ana Paula Martins e Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, participaram ontem na reunião do Conselho das Escolas Médicas Portuguesas, uma organização que tem como objetivo a promoção e otimização do ensino e investigação em Medicinas, das Ciências Biomédicas e da Saúde.

Na reunião, onde estiveram presentes os diretores das faculdades de Medicina Lisboa, Porto e Coimbra, a diretora da Nova Medical School – Universidade Nova de Lisboa e os diretores do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Escola de Medicina da Universidade do Minho, da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior e da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve foram discutidos vários temas ligados ao ensino da Medicina em Portugal.

Este encontro do Conselho das Escolas Médicas Portuguesas com o Governo teve ainda como objetivo estruturar uma série de temas, que vão desde a criação de uma carreira de docente clínico ao papel das ULS universitárias, de modo que seja possível continuar a garantir um ensino médico de qualidade e um SNS de excelência na prestação de cuidados a todos os utentes.


Ana Paula Martins visita requalificação da urgência do Hospital de Abrantes

30/07/2024

Ministra da Saúde reúne-se com a administração da ULS Médio Tejo para conhecer os projetos de integração de cuidados e investimentos em curso
A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, esteve reunida com o Conselho de Administração (CA) da Unidade Local de Saúde (ULS) Médio Tejo esta segunda-feira, dia 29, e ficou a par dos 32 projetos de integração de cuidados e dos investimentos que estão em curso.

A reunião decorreu no Hospital de Abrantes e contou com a presença do Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), António Gandra D’Almeida, do presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e, também, presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, além do presidente do CA da ULS MT, Casimiro Ramos, entre outros membros da administração e da equipa clínica. Ana Paula Martins e António Gandra d’Almeida reuniram com os quatro responsáveis pelos serviços de urgência da ULS Médio Tejo – Urgências Gerais (médico-cirúrgica e básicas), com a direção de serviço da área de Ginecologia-Obstetrícia e, também com a direção de serviço da Urgência Pediátrica.

A Comissão de Utentes de Saúde do Médio Tejo teve, também, oportunidade de ser ouvida pela ministra da Saúde que frisou que “é em prol dos utentes que trabalhamos todos os dias”.

Esta visita e reunião de trabalho insere-se no âmbito de um périplo, pelas várias ULS do país, que o Ministério da Saúde tem em marcha “para avaliarmos, no terreno, “as dificuldades que existem em cada região e, também, conhecermos os bons projetos que estão a inovar o serviço público de saúde”, segundo a governante.

“Congratulamos todos os profissionais da ULS Médio Tejo que, em condições muitas vezes difíceis, tudo têm feito para que a população tenha acesso aos cuidados de saúde que lhe são devidos”, reconheceu Ana Paula Martins, assinalando, de igual modo, “a capacidade” que a administração da ULS MT “tem demonstrado para fazer investimentos que possibilitam grandes melhorias no serviço prestado aos utentes, como a requalificação e ampliação da urgência do Hospital de Abrantes”.