Vírus da Gripe: ARS Norte apela à adoção de medidas preventivas

29/12/2017

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte apela à população para que adote medidas preventivas para combater possíveis situações de gripe e recorra, em primeiro lugar, aos centros de saúde e só depois aos hospitais.

De acordo com o Presidente da ARS do Norte, Pimenta Marinho, «os hospitais e centros de saúde têm conseguido dar resposta neste período de festas», reforçando o apelo para que a população adote medidas preventivas. «Os hospitais e os centros de saúde mostram que são capazes de responder a uma procura aumentada. Mas salientamos os conselhos de que usem agasalhos e bebam bebidas quentes. A proteção individual e maiores cuidados ajudam a superarmos com tranquilidade esta época festiva», acrescentou o responsável.

Pimenta Marinho informou que os centros de saúde e unidades de saúde familiar (USF) da região Norte estarão abertos nos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro (domingo e segunda-feira) com reforço de profissionais e de locais disponíveis para atendimento. Quanto ao dia 2 de janeiro, os serviços funcionarão no horário de funcionamento habitual.

A ARS do Norte também apelou ao recurso da linha telefónica SNS 24 – 808 24 24 24 – para um contacto telefónico prévio que ajude o utente a decidir se deve deslocar-se ao centro de saúde ou ao hospital.

«O local próprio para atendimento são os centros de saúde e USF e não o hospital porque a ida para hospital dificulta o atendimento a quem de facto necessita de atendimento hospitalar prioritário e/ou urgente», sublinhou o Presidente da ARS do Norte.

Aos primeiros sintomas de gripe, como tosse, dores de cabeça, febre, mal-estar e dores musculares, o utente deverá ligar para o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24), através do número 808 24 24 24.

Para saber mais, consulte: