05/01/2018
No âmbito do Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas – Módulo Inverno 2017/2018, foram alargados os horários de atendimento em diversas unidades de cuidados de saúde primários (centros de saúde), de norte a sul do país, reforçando desta forma a prestação de cuidados de saúde à população, nomeadamente, nos casos de doença aguda, como gripe e infeções respiratórias.
Poderá consultar os horários, de acordo com a sua região de saúde:
- Administração Regional de Saúde do Norte – Horários dos centros de saúde
- Administração Regional de Saúde do Centro – Cuidados de saúde primários de Cova da Beira com horário alargado
- Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo:
- Administração Regional de Saúde do Algarve > Serviços de Saúde do Algarve preparados para pico da gripe
Atenção!
Aos primeiros sintomas de gripe, como tosse, dores de cabeça, febre, mal-estar e dores musculares, contacte o o Centro de Atendimento do Serviço Nacional de Saúde (SNS24): 808 24 24 24, que o encaminhará para o serviço de saúde mais adequado!
O Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas é ativado anualmente, entre 1 de novembro e 31 de março, com o objetivo de prevenir e minimizar os efeitos negativos do frio extremo e das infeções respiratórias, nomeadamente da gripe, na saúde da população em geral e dos grupos de risco, em particular. Incluem-se nos grupos de risco os idosos, as crianças e as pessoas com doenças crónicas.
O plano é operacionalizado, a nível regional, através de um conjunto de medidas de atuação coordenadas pelo Departamento de Saúde Pública das administrações regionais de saúde e asseguradas pelos hospitais e agrupamentos de centros de saúde.