09/01/2018
Os 12 médicos internos de Medicina Geral e Familiar e um de Saúde Pública, do concurso para Internato Médico 2017 – Formação Especifica, que iniciam a sua formação em janeiro de 2018 nas diversas unidades de cuidados de saúde primários dos três Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da Administração Regional de Saúde (ARS) Algarve, foram recebidos no dia 8 de janeiro.
A sessão de boas vindas, que decorreu na sede da ARS, contou coma presença do Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve, Paulo Morgado, da Coordenadora do Internato Médico de Medicina Geral e Familiar do Algarve, Maria Gonzalez Mora, e da Diretora do Departamento de Saúde Pública e Planeamento da ARS Algarve e Presidente da Comissão Regional de Internato Médico do Algarve, Ana Cristina Guerreiro.
Paulo Morgado congratulou os novos internos por terem escolhido o Algarve para realizarem o internato e traçou uma breve perspetiva da evolução dos cuidados de saúde do Algarve nos últimos anos, destacando o papel fundamental que a especialidade de Medicina Geral e Familiar assume na prestação de cuidados de saúde e nas suas principais áreas de intervenção e de proximidade à população.
O Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve garantiu ainda aos jovens médicos todo o apoio e o acompanhamento necessário durante o percurso formativo que agora iniciam na região, lançando o convite para que no final da formação optem por ficar e seguir o seu percurso profissional nas unidades regionais do Serviço Nacional de Saúde.
Dos 12 médicos internos de Medicina Geral e Familiar colocados nos três ACES do Algarve, seis irão realizar a sua formação no ACES Central – um na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Loulé, um na UCSP de Olhão, um na UCSP de Quarteira, um na Unidade de Saúde Familiar (USF) de Albufeira e dois na USF Mirante, em Olhão -, cinco no ACES Sotavento – dois na USF Balsa, um na USF Levante, em Vila Real de Santo António, um na USF Esteva, em Vila Real de Santo António e um na UCSP Mar de Tavira – e um no ACES Barlavento – na UCSP de Lagoa. O médico interno de Saúde Pública ficará na Unidade de Saúde Pública do ACES Barlavento.
Além destes 12 médicos internos de Medicina Geral e Familiar e do médico interno de Saúde Pública, a Região de Saúde do Algarve recebeu no início de janeiro mais 42 médicos internos de diversas especialidades hospitalares e 120 médicos internos do Ano Comum, num total de 175 médicos internos que vão realizar o internato nas unidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) algarvio (ACES e Centro Hospitalar Universitário do Algarve).
Comparativamente com o ano passado (156 internos), regista-se um acréscimo do número total de médicos internos a escolherem o Algarve para realizarem o internato, o que poderá contribuir para fixar no futuro mais profissionais médicos na região.
De destacar que, a nível nacional, iniciam funções, este mês de janeiro, nas instituições do SNS, 2.179 médicos internos do ano comum e 1.758 médicos internos de formação específica. O Governo, através da Administração Central do Sistema de Saúde e em estreita cooperação institucional com a Ordem dos Médicos, está empenhado na excelência formativa destes 3.937 novos profissionais, mais 98 em relação ao ano passado.
Visite:
Administração Regional de Saúde do Algarve – http://www.arsalgarve.min-saude.pt/