A ACSS disponibiliza, desde o dia 16 de novembro, uma aplicação informática para auditoria interna, designada de Sistema de Gestão de Risco e Auditoria, e que está acessível a 41 instituições hospitalares do Serviço Nacional de Saúde.
A sua operacionalização ocorre após uma fase piloto que contou com a colaboração de dez entidades públicas empresariais, com especial contributo na definição de uma biblioteca de riscos, processos e controlos transversais, associada à aplicação e gerida centralmente pela ACSS.
A aplicação destina-se às equipas que compõem os Serviços de Auditoria Interna em cada entidade e visa promover uma avaliação mais objetiva dos controlos organizacionais e dos seus riscos, reforçando desta forma a existência de um maior controlo e uniformização dos processos de auditoria interna no SNS, desde a fase de Planeamento até ao Relatório de Auditoria, permitindo fechar o ciclo da auditoria interna.
Esta nova aplicação informática visa igualmente permitir à ACSS aceder, de modo desmaterializado, centralizado e transversal, às conclusões e recomendações registadas pelas auditorias, de forma a acompanhar e monitorizar os principais riscos identificados, assim como os planos de ação para reduzir os seus efeitos.
Publicado em 4/12/2018