24/04/2019
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) realizou questionários de satisfação aos seus utentes ao longo de 2018. Os resultados obtidos revelam que 48% dos inquiridos consideraram a atuação do INEM excelente e 46% mostraram-se muito satisfeitos com o trabalho desenvolvidos pelo Instituto e seus profissionais.
O INEM avalia regularmente a satisfação dos seus utentes através de questionários telefónicos. A amostra é selecionada aleatoriamente quanto ao turno, hora e local, ou operador de atendimento, e abrange os cidadãos que recorrem ao INEM em qualquer região de Portugal Continental.
A informação referente ao ano de 2018, analisada pelo Gabinete de Qualidade do INEM, permite concluir um elevado grau de satisfação dos utentes assistidos pelo Instituto. São analisadas diversas variáveis diretamente relacionadas com o atendimento do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), com o serviço prestado pelas equipas de emergência médica no terreno e com o grau de avaliação global do serviço do INEM.
Este inquérito resultou da escolha aleatória de 1.240 chamadas recebidas nos CODU do INEM ao longo de 2018. Dos 1.240 números telefónicos selecionados, 676 (55%) utentes atenderam a chamada do INEM, e destes, 417 (34%) aceitaram responder ao questionário.
Em todas as principais categorias avaliadas, a satisfação dos utentes é sempre superior a 90%, demonstrando claramente que os cidadãos confiam no INEM e reconhecem o importante papel que desempenha na sociedade.
O INEM recorda uma informação que pode salvar vidas: em caso de emergência ligue 112 e colabore com as autoridades. Os meios de emergência médica pré-hospitalar devem apenas ser utilizados em situações de emergência, ou seja, situações em que exista perigo de vida iminente. No caso de não ser necessário enviar um meio de emergência, as chamadas serão encaminhadas para o SNS 24 que procederá ao aconselhamento adequado à situação.
Para saber mais, consulte:
Instituto Nacional de Emergência Médica – http://www.inem.pt/