21-06-2019
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através dos seus departamentos de Epidemiologia e de Doenças Infeciosas, participou, entre os dias 12 e 14 de junho, na “Biennial Influenza Meeting”, que decorreu em Estocolmo (Suécia). Organizada pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC), a reunião contou com a presença de representantes de todos os Estados-membros que trabalham na área da vigilância da gripe.
Este ano, entre outros assuntos, foi dado destaque à importância de continuar a melhorar os sistemas de vigilância de casos graves de gripe, à necessidade de integração da informação da caraterização genética do vírus da gripe por sequenciação de nova geração na vigilância laboratorial e à necessidade de definir estratégias de comunicação sobre gripe e vacinação ao longo da época de outono/inverno. Representado pelas suas colaboradoras Ana Paula Rodrigues e Raquel Guiomar, o Instituto Ricardo Jorge foi responsável por apresentar uma breve descrição da vigilância da época de gripe 2018/19 em Portugal.
O Programa Nacional de Vigilância da Gripe (PNVG) assegura a vigilância epidemiológica da gripe em Portugal, integrando as componentes de vigilância clínica e laboratorial. As atividades do PNVG são desenvolvidas pelo Laboratório Nacional de Referência para o Vírus da Gripe e Outros Vírus Respiratórios do Departamento de Doenças Infeciosas e pelo Departamento de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge, em colaboração com a Direção-Geral da Saúde.
Criado em 2005 e sedeado em Estocolmo, o ECDC é a agência da União Europeia (UE) responsável por reforçar as defesas da Europa contra as doenças infeciosas, trabalhando em parceria com os organismos nacionais de proteção da saúde em toda a Europa, entre os quais o Instituto Ricardo Jorge. O ECDC identifica, avalia e comunica as ameaças atuais e emergentes à saúde humana derivadas de doenças infeciosas, por um lado, e apoia os Estados-membros da UE nos seus esforços de preparação e resposta, por outro.