05/07/2019
De acordo com comunicado da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), divulgado dia 4 de julho, as Urgências de Ginecologia e Obstetrícia da Grande Lisboa vão funcionar normalmente, no período de 15 de julho a 30 de setembro.
A ARSLVT esclarece que os períodos de férias obrigam sempre a um planeamento dos recursos humanos, de forma a garantir que a resposta dos serviços de saúde não sofre perturbação.
Assim, e em conjunto com os conselhos de administração e direções de serviços do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central, Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, Hospital Professor Doutor Fernando da Fonseca e Hospital Garcia de Orta, foram estudadas as melhores soluções para garantir o normal funcionamento de todas urgências das maternidades da zona da Grande Lisboa com segurança e qualidade.
A avaliação das disponibilidades das equipas destes estabelecimentos demonstrou ser possível manter a solução de anos transatos, isto é, o funcionamento da referenciação para qualquer um dos serviços de urgência ginecológica e obstétrica, mediante o reforço da contratação de serviços médicos não só nas especialidades de Ginecologia/Obstetrícia, mas também nas de Pediatria e Anestesiologia.
Adicionalmente, as direções clínicas e direções de serviço de urgência das cinco unidades de saúde vão articular semanalmente a necessária afetação de recursos, para que, em cada momento, se possam antecipar eventuais fragilidades decorrentes deste período.
Para saber mais, consulte:
Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo > Notícias