Suspensão imediata da comercialização e retirada do mercado do produto cosmético “D’Aveia Regenerador de Mamilos” – Infarmed

Para: Divulgação geral

Tipo de alerta: cos

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Tel. 21 798 7373; Fax: 21 111 7552; E-mail: cimi@infarmed.pt; Linha do Medicamento: 800 222 444

16 set 2019

No âmbito das suas atividades, o Infarmed constatou que o produto cosmético “D´Aveia Regenerador de Mamilos” contém na sua composição o conservante Triclosan, cuja utilização para este tipo de produto cosmético se encontra proibida desde 30 de julho de 2015, de acordo com o disposto no Regulamento (EU) n.º 358/2014 de 9 de abril.

Pelo exposto e atendendo a que o uso deste produto pode colocar em risco a saúde humana, o Infarmed ordena a suspensão imediata da comercialização e a retirada do mercado de todas as unidades do referido produto cosmético.

Assim:

  • As entidades que disponham de unidades do produto mencionado não as podem disponibilizar, devendo proceder à sua devolução. Para obter informações adicionais, devem contactar a empresa Dermoteca, Produtos Químicos e Dermatológicos, S.A.
  • Os consumidores que possuam este produto não o devem utilizar.

O Conselho Diretivo

Documentos


Alerta do Infarmed

17/09/2019

Retirada do mercado do creme “D’Aveia Regenerador de Mamilos”

O Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde ordenou a retirada do mercado do produto cosmético “D’Aveia Regenerador de Mamilos”, por conter na sua composição o conservante Triclosan, proibido desde 2015 para este tipo de produtos.

Tendo em conta que o uso deste produto pode colocar em risco a saúde humana, o Infarmed ordenou a suspensão imediata da comercialização e a retirada do mercado de todas as unidades do referido produto cosmético.

Assim:

  • As entidades que disponham de unidades do produto mencionado não as podem disponibilizar, devendo proceder à sua devolução. Para obter informações adicionais, devem contactar a empresa Dermoteca, Produtos Químicos e Dermatológicos, S.A.;
  • Os consumidores que possuam este produto não o devem utilizar.

Para saber mais, consulte:

Infarmed > Circular informativa n.º 141/CD/550.20.001 de 12/09/2019