09/10/2019
A Área do Cidadão do Portal SNS já disponibiliza, desde dia 1 de outubro, o acesso à baixa médica em suporte digital, emitida pelo médico de família.
No Registo de Saúde Eletrónico – Área do Cidadão do Portal SNS os utentes podem consultar, guardar e enviar por e-mail, para o seu local de trabalho, a baixa, ou Certificado de Incapacidade Temporária. Posteriormente, o documento original deverá ser entregue na entidade empregadora.
Esta nova funcionalidade permite, também, que o utente consulte todas as suas baixas médicas prescritas.
No contexto da simplificação de processos na área da Saúde, o acesso à baixa médica sem papel vem juntar-se a um conjunto de outras funcionalidades, como a consulta dos resultados de exames, guias de tratamento, boletim de vacinas e outros serviços eletrónicos, nomeadamente a marcação de consultas, pedido de isenção das taxas moderadoras, entre outros.
Possibilitar a cada utente fazer a gestão da sua informação de saúde, recolhida nas instituições do SNS, e autorizar a partilha dessa informação clínica com profissionais de saúde são vantagens da Área do Cidadão do Portal SNS, inserida no Registo de Saúde Eletrónico.
Desenvolvida pela SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, foi o primeiro serviço da Administração Pública a ficar protegido com autenticação forte, quando em maio deste ano, o registo passou ser feito, exclusivamente, com Cartão do Cidadão ou Chave Móvel Digital.
Com mais de 2,2 milhões de utilizadores, a Área do Cidadão agiliza procedimentos e promove a literacia em saúde. Até ao final do ano, disponibilizará novas funcionalidades, sempre com o objetivo de melhorar e simplificar a vida dos portugueses.
Para saber mais, consulte:
Serviços Partilhados do Ministério da Saúde > Notícias