Cessação e nova designação para o exercício do cargo de presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Loures-Odivelas – ARSLVT


«Deliberação (extrato) n.º 1077/2019

Sumário: Cessação e nova designação para o exercício do cargo de presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Loures-Odivelas.

Nos termos do disposto da alínea c) do n.º 1 do artigo 30.º do Decreto-Lei n.º 28/2008, de 22 de fevereiro, na redação atual, por deliberação n.º 92 do Conselho Diretivo da ARSLVT, I. P. de 27-06-2019, cessou funções a pedido, a médica assistente graduada da carreira especial médica, área de Medicina Geral e Familiar, Cristina Maria Ferreira da Silveira Carreiro, no cargo de presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACES Loures Odivelas.

Em sua substituição, nos termos do disposto nos n.os 2, 3 e 5 do artigo 25.º do mesmo diploma, foi designada a médica assistente graduada da carreira especial médica, área de Medicina Geral e Familiar, Maria Adelaide Pimentel Laranjeira do Carmo Azevedo, do mapa de pessoal da ARSLVT, I. P. e do mesmo ACES, com efeitos a 27-06-2019, conforme nota curricular em anexo.

22 de julho de 2019. – O Vogal do Conselho Diretivo da ARSLVT, I. P., Nuno Venade.

Nota curricular

Identificação:

Nome: Maria Adelaide Pimentel Laranjeira do Carmo Azevedo

Data de Nascimento: 3 de novembro de 1955

Naturalidade: Mozelos – Santa Maria da Feira

Habilitações:

Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, em outubro de 1980. Inscrita no Colégio da Especialidade de Medicina Geral e Familiar da Ordem dos Médicos da Zona Sul.

Efetuou o Internato Geral no Hospital de Santa Maria, onde permaneceu até ingressar na carreira de Medicina Geral e Familiar em 1985.

Carreira de Medicina Geral e Familiar:

Exerce as suas atividades profissionais como Médica de Família no Centro de Saúde de Odivelas, USF Cruzeiro, desde junho de 2011, sendo que anteriormente desempenhou as suas funções nas Unidades Funcionais da Ramada e Caneças, ambas pertencentes ao Centro de Saúde de Odivelas.

Encontra-se em regime de dedicação exclusiva 42 horas desde maio de 1990.

Possui o grau de Generalista de carreira Médica de Clínica Geral desde junho de 1994. Foi -lhe atribuído o grau de Consultor em setembro de 1995.

Desde 2007 e até 2018 integrou a Equipa de Cuidados Continuados Integrados e Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos de Odivelas onde, além da atividade assistencial, desenvolveu tarefas de ordem organizativa e formativa.

Foi nomeada Presidente do Conselho Clinico do ACES V-Odivelas tendo exercido este cargo no triénio 2009-2012.

Frequentou o PACES TEAM – Curso Avançado para Conselhos Clínicos dos ACES, da Responsabilidade do Instituto Nacional de Administração (INA).

Outras atividades:

Em colaboração com a Faculdade de Medicina de Lisboa tem sido Orientadora de Estágio da valência de Medicina Geral e Familiar, quer nos estágios clínicos de alunos dos 1.º, 2.º, 4.º e 6.º anos do curso de Medicina, quer a internos do Internato Médico/Ano Comum.

Possui o curso de Formação de Orientadores do Internato Médico ministrado pela Coordenação de Internato Médico de Medicina Geral e Familiar da Zona Sul.

Foi orientadora de Formação do Internato Médico de Medicina Geral e familiar, colaborando nas atividades e formações relevantes e necessárias para o exercício destas funções.

Foi elemento de Júri de Provas de Avaliação Final do Internato Médico de Medicina Geral e Familiar.

Tem participado em vários seminários, cursos, simpósios e congressos com interesse para a formação, atualização e desenvolvimento da sua carreira clínica.

Durante a sua atividade no Programa de Prevenção e Diagnóstico dos Tumores Malignos foi interveniente no Workshop for GP Trainers – Oncology and General Practice em Itália, promovido pelo European School of Oncology, promovendo e dinamizando este Programa no Centro de Saúde de Odivelas.

Esteve integrada no Projeto PEPT 2000, com participação no projeto “Escola de Sucesso sem Abono Escolar”, que decorreu na Escola Secundária de Caneças.»