Infarmed: Comunicado de Imprensa – Suspensão momentânea de vacina para COVID-19
09 set 2020
De acordo com a informação pública, o laboratório farmacêutico AstraZeneca suspendeu momentaneamente os ensaios clínicos que decorrem a nível mundial para avaliar a segurança e a eficácia da sua vacina para a COVID-19. Esta suspensão decorre no seguimento de uma reação adversa verificada num dos participantes do estudo, sobre o qual se aguardam as conclusões sobre a reação adversa e a sua relação coma administração da vacina.
Covid-19 | Vacina
Suspensão do ensaio visa garantir segurança e eficácia da vacina
A decisão de suspensão dos ensaios da vacina contra o novo coronavírus, por parte da farmacêutica AstraZeneca, tem como objetivo perceber todos os aspetos da eficácia e segurança da vacina, explicou hoje o Presidente do Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, Rui Ivo, na conferência de imprensa de balanço da pandemia da Covid-19 em Portugal.
O dirigente referiu que, perante o aparecimento de uma reação adversa num participante do estudo, foi decidido pela farmacêutica proceder à interrupção do ensaio e fazer a avaliação da situação.
De acordo com Rui Ivo, esta decisão insere-se na lógica normal da metodologia dos próprios ensaios clínicos e permite avaliar a situação, perceber a que se deve a reação e se pode, ou não, estar relacionada com a vacina.
O Presidente do Infarmed sublinhou que se trata de uma situação normal e que permite ter as respostas necessárias para prosseguir com a investigação.
Rui Ivo recordou que a atual fase dos ensaios (fase 3) tem um número mais alargado de participantes e visa, precisamente, perceber todos os aspetos de qualidade, eficácia e segurança da vacina.
Para saber mais, consulte:
Facebook do SNS > Covid-19 | Conferência de imprensa 09/09/2020